03 - O que e como eu devo estudar?

08/01/2013 22:55

O que e como eu devo estudar?


Colegas, minha participação nestas orientações é bastante simples, mas ajuda muitíssimo, pois a maioria do pessoal que está estudando para concurso, devido a ansiedade e a vontade de passar e não perder tempo, faz uma série de coisas erradas, gastando tempo desnecessariamente.

 

O meu papel é tentar orientá-los objetivando a otimização do tempo. Então eu digo o que vocês devem e o que não devem fazer.

 

Primeiramente, você deve se perguntar: O que eu quero de minha vida?

 

Quando decidir que pretende estudar, você deve esquecer todo o resto, salvo o esporte, que, logicamente, te ajudará em tudo, inclusive na concentração e no desempenho nos estudos.

 

O pensamento é o seguinte, "vou me dedicar 1 ou 2 anos de minha vida, pra ter o resto da vida melhor".

 

Então, a partir do momento em que decidiu estudar para um determinado concurso, você deve analisar como se dará isso. Para tanto, eu trouxe as 20 regras de ouro para concurseiro.

 

1 - Primeiramente, saiba que você NÃO PODE SAIR ATIRANDO PARA TODOS OS LADOS, sob pena de não chegar a lugar algum.

 

2 - Direcione seu estudo para um só tipo de concurso, ou concursos afins, mantendo-se FOCADO. É interessante, também, estudar, previamente, sempre com bons materiais didáticos e o melhor cursinho de sua região. 

 

3 - Quanto ao material didático, você não deve estudar para concurso através de livros volumosos (livros são melhores que apostilas, mas não dá tempo pra você ficar tentando garimpar o programa do concurso em livros). O Ideal é você comprar uma boa apostila (Vesticon ou Gran cursos, por exemplo, mas existem outras.) e cair pra dentro dela. Se você conseguir ler, uma mesma apostila, 5 vezes, PASSOU. (Você tem que imaginar que o professor que escreveu determinada matéria em uma apostila, só faz isso, portanto é experiente e sabe o que está caindo em concurso).


4 - Para um estudo mais prolongado, o ideal é fazer seus próprios resumos, sobre cada assunto (o resumo é demorado, mas você grava muito mais e, quando da revisão, você ganha tempo).

 

O resumo não pode ser longo, deve ser curto e, de preferência manuscrito, mas pode ser digitado, também).

 

5 -  O ideal é estudar, pelo menos 6 horas por dia e umas 4 matérias por dia (se você estuda mais de uma matéria por dia, a probabilidade de o estudo se tornar enfadonho é menor). Aquela ideia de ler uma matéria por semana, por exemplo, já era.

Logicamente, você estudará um período de 1 hora ou 1 hora e meia e descansará uns 10 minutos, sucessivamente, até preencher as 6 horas.

Mas, pelo menos uma vez por semana (de preferência aos domingos), você terá que estudar, ininterruptamente, de preferência fazendo simulados, 5 horas seguidas, objetivando treinar para o dia da prova. Só assim você testará o cansaço e a resistência. 

 

6 - Esse esquema de muita festinha, muita namorada, barzinho, tudo isso você deve diminuir e, na verdade, quase zerar. As meninas, você pode passar pra mim, que eu agradeço. rs.
 

7 - EDITAL - Quanto ao concurso em si, você deve ler o EDITAL.

Muitas pessoas vão para o jogo sem saber as regras e acabam caindo em impedimento o tempo todo.

Já pensou se você deixar questões em branco, em um concurso que não existe a regra de que tantas questões erradas anulam uma questão certa? Então, provavelmente, você poderá cair neste erro, caso não leia o ediatal.

 

8 - Então, o detalhe é o seguinte: pegue o programa do concurso e divida em itens, como eu fiz em Direito Constitucional do concurso de Juiz e, a partir dali, todos os dias você lê 4 itens . Se, por exemplo, não foi possível você ler os 4 itens de hoje, você terá um problema, pois, amanhã, você não poderá fazer isso, já que amanha é o dia dos itens de amanhã. Esse pensamento é ótimo, justamente, pelo fato de, dessa forma, você se obrigar a não perder nenhum dia de estudos.

 

9 - Em rápidas palavras, você deve estudar o que cai em concurso, de forma repetida.

 

Leia primeiramente a legislação seca, somente depois, você poderá ler doutrina e jurisprudência, para, por último, fazer resumos e exercícios.  

 

 

Com o tempo, com leituras de provas anteriores, quando estiver fazendo simulados, você detectará o que cai em concurso e o seu resumo deverá ser em cima do que cai em concurso.

 

É, justamente, lendo seus resumos que você conseguirá fazer a repetição.

 

estudar

1 - Ler legislação.

2 - Fazer exercícios.

3 - Ler doutrina e jurisprudência.

4 - Fazer Resumos

5 - Fazer exercícios.

6 - A partir da confecção de exercícios anteriores, comece a detectar o que cai em concurso.

 

 

10 - NÃO PERCA TEMPO. Entrar na internet? Você só poderá, no máximo, 30 minutos por dia. Se passar mais de 30 minutos na Internet, não conseguirá vencer a matéria, salvo se estiver estudando na internet.

 

 

11 - É extremamente interessante ter total apoio da família, mas se não tiver, não use isso como desculpa pra não estudar.

 

12 - Cuidado com os amigos, que, desesperadamente, querem atenção e tendem a te chamar para sair. 

 

13 - Controle sua ansiedade lendo o artigo Como estudar

 

14 - Não se esqueça de começar a prova, sempre, pela matéria que você tiver mais domínio. Com isso, você ganha confiança para enfrentar o restante da prova. 

 

15) A vida é um aprendizado, portanto, aprenda a ESTUDAR, a ORGANIZAR-SE e a FAZER PROVAS. 

 

16) Você sabia que a sociedade é baseada, entre outros fatores, em pontos de vista. Portanto, tenha muita cautela em seus pontos de vista, pois, enquanto o seu pode ser o de que você não deveria estudar no final de sema e que o final de sema seria reservado para descansar e recuperar as energias - o de seu concorrente, pode ser o de que o final de semana, quando há um maior horário livre, deve-se estudar mais horas.  

 

17 - Para passar em concurso não precisa ser aluno 9 ou 10, precisa ter dedicação, disciplina, persistência, determinação, comprometimento, garra, superação,  fé e MÉTODO.

 

Dedicar-se é fazer. É resolver fazer algo, de forma contínua. Ninguém passa em um concurso da noite pro dia. Assim, perceba que toda aprovação requer tempo de preparação, ou seja, FILA.  

 

Você já ouviu falar na FILA? Então, o mais importante é entrar na fila. Você só passa num concurso se entrar na fila dos concurseiros

 

Não é comum a pessoa se inscrever em um concurso e já passar, logo de primeira. Antes deve haver um preparo, um amadurecimento, e tudo isso tem a ver com a FILA.  

 

Entre na fila e não saia dela, jamais. Quando você decide e começa a estudar para concurso, significa que você acabou de entrar em uma longa fila de preparação, onde, com o passar do tempo e com o acúmulo de conhecimento e experiência, sua posição na fila vai chegando mais próxima do momento do atendimento, ou melhor, da aprovação.

 

Só há uma hipótese de você não ser atendido e ela ocorre, justamente, quando você abandona a fila. Assim, não saia dela.

 

Não se preocupe com os mais bem preparados, que já estão na fila há mais tempo. Logo, logo eles passarão, sairão da fila e a sua vez começa a ficar mais próxima. Trata-se de algo democrático e justo. Passa primeiro, quem entrou na fila primeiro ou quem se preparou melhor, com bom material didático, dedicação e MÉTODO.

 

Em suma, deve passar aquele que mais se dedicou ao estudo e, portanto, teoricamente, está na FILA  há mais tempo.

 

Agora, quando você estuda com mais eficiência (MÉTODO), a sua vez chega mais rápido.

 

 

Disciplinar-se é planejar ações de forma coordenada e seguir, continuamente, o planejado. Neste ponto o aluno deve determinar-se a dar continuidade ao seu planejamento, mesmo que, em um ou outro momento, as coisas pareçam não estar progredindo. Isso, é absolutamente normal, já que todos temos limites e imperfeições. Mas, com todos os senões, você não deve perder o foco, independentemente dos obstáculos que porventura surjam.

 

Comprometimento e meta - Você é quem deve estabelecer seu comprometimento e suas metas. Assim, se você se determinar a estudar 6 horas por dia, da hora X à hora Y, você deve determinar-se a não abandonar estes parâmetros por motivo algum, sob pena de relaxar e perder o foco.

 

O início dos estudos - Quanto ao programa do concurso, você deve separá-lo em itens e, depois, deve dividir estes itens dentro dos dias que faltam para a prova.

 

Suponhamos que no seu concurso caem 8 matérias. Cada matéria, eu divido em 100 itens. Assim, você terá 800 itens. Se você tem 100 dias, de hoje até o dia da prova, já reservado uns 6 dias para revisão final etc, obrigatoriamente, você terá que ler 8 itens por dia.

 

O candidato ler 8 itens por dia, é quase impossível. Mas é isso mesmo. Se não conseguir ler os tais 8 itens por dia, não conseguirá cumprir todo o programa e a aprovação estará dificultada.

 

Então, de acordo com os estudos que tenho feito ultimamente, tenho descoberto que é aconselhável ler mais de uma matéria por dia. Assim, o candidato deve ler, no primeiro dia de estudos, o item 1 de todas as matérias - no dia 02, o item 2 e assim sucessivamente, até chegar ao item 100.

 

É lógico que haverá matérias, bem mais curtas que não darão 100 itens. Suponhamos que uma determinada matéria terá, apenas, 50 itens. Neste caso, estes itens serão lidos dia sim e dia não. Logo haverá um dia sim e outro não que o candidato ao invés de ler 8 itens, lerá, apenas 7. Já facilitou um pouco.

 

Pode ser que haja duas matérias com 50 itens. Neste caso, a coisa será mais facilita, ainda, e terá dias em que lerá apenas 6 itens, ou, por outro lado, encaixe um dia para uma matéria e outro para a outra (estou, aqui, me referindo às duas de 50 itens). Com isso você terá, apenas 7 matérias por dia, em todos os dias).

 

Se você é daquele tipo que não se adapta a ler muitas matérias por dia, pode ler, apenas, 4 hoje, mas 2 itens de cada uma, e 4 amanhã, também, 2 itens de cada uma.

 

Se você está, por exemplo, no dia 10 e, por algum motivo, não conseguiu ler o material do dia 10, esqueça esse dia. Este material você já pedeu. Não dá pra tentar lê-lo no dia 11, pois o dia 11 é reservado para o material do dia 11, sob pena de você desorganizar todo o seu programa de estudos e colocar tudo a perder. Neste caso, você poderá ir encaixando o material do dia 10 nos horários vagos seguintes, se conseguir.

 

Isso é muito bom pra você sentir que, quem está estudando pra concurso, não pode ter o privilégio de ir em uma festinha de aniversários e coisas desta ordem.

 

Veja que o estudo deve seguir a seguinte estratégia: Primeiro, e bem rapidamente, você deve ler a legislação seca, depois uma doutrina, depois, rapidamente, uma única jurisprudência (digo uma única, por falta de tempo) e por último resolve-se umas questões e fazer resumos.

 

Caso a prova já esteja marcada, não adianta o candidato querer dar uma de intelectual e tentar garimpar a matéria em livros, pois não dará tempo. O certo é comprar uma boa apostila e estudar por ali, pois o candidato não poderá perder tempo em procurar o material para estudar. Quando você passa a procurar a matéria em livros, perde muitíssimo tempo, já que lê muita coisa que não precisava.

 

A partir do momento em que você começa a estudar para um determinado concurso, que o edital já está aberto, você deve evitar internet. Se for imprescindível, até que pode entrar na iter, mas não pode passar de meia hora, sob pena de por em risco o programa de estudos.

 

Procure estudar sobre as funções do cérebro. Observe as funções o Sistema Límbico, as do Cerebelo e as do Córtex e saiba que é, justamente, no Córtex onde as informações são salvas e que para as informações serem salvas, isso deve ocorrer entre o estudo e a primeira noite de sono. Assim, você tem que revisar a matéria, ou, pelo menos, os pontos mais importantes, de maneira meio rápida, porque se não, não dá tempo, antes de dormir.

 

Tenha conhecimento da importância do foco, do esforço, do entusiasmo, da determinação, da motivação, da disciplina, do método, do equilíbrio, do direcionamento, do material didático, do resumo,  de como aprender a estudar, de como aprender a se organizar, de como aprender a fazer a prova, da fila e do sonho.

 

Acho que, de tudo isso que falo, o mais importante é o sonho, a fila e como aprender a estudar.

 

Você sabe que o candidato que está na fila, para ele só há duas alternativas, passar ou desistir. O candidato que não desiste, ele passa, sabe por que, porque a fila anda. Aqueles que estão mais bem preparados que você, vão passar e vão sair da fila e a sua vez ficará cada vez mais próxima. O concurso e a fila são os sistemas mais democráticos do mundo. A vez de todos chega, desde que busque isso. Você pode andar mais rápido ou mais devagar na fila. Só depende de você.

 

Agora, vamos deixar de lenga lenga e mãos à massa.

 

Boa sorte e fique com Deus.

 

 

 

Tópico: Rápidas dicas de estudo

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário