04 - Método motivacional de estudos (Este é um material mais voltado para a MOTIVAÇÃO, portanto é interessante ler uma parte dele, pelo menos, duas vezes por semana, para manter-se motivado).

08/01/2013 22:56

ROTEIRO
I – Introdução - Qual o objetivo deste trabalho?
II - Qual o caminho do sucesso?
1 – O primeiro passo para atingir o sucesso é saber o que você quer;
1.1 – O sonho. A decisão de estudar (mudança de atitude);
2 – O segundo passo para atingir o objetivo é estabelecer metas;
3 - O terceiro passo é detectar e solucionar os problemas que, porventura, possam estar atrapalhando seu rendimento;
3.1 –Tempo;
3.1.1 – Evite os inúmeros desperdícios de tempo, você está gastando muito tempo, desnecessariamente, Veja bem:
3.1.2 – Como aproveitar o tempo diário?
3.2 - Concentração;
3.2.1 – Como se Concentrar?
3.3 – Disciplina;
3.4 – Determinação;
3.5 – Dedicação;
3.6 – Motivação;
3.6.1 – O Insucesso;
3.7 – Alimentação;
3.8 – Exercícios físicos / descanso
3.9 – Ambiente;
3.10 – Preguiça;
3.11 – Sono;
4 – Da organização para o concurso;
4.1 - Super dica;
4.2 – Cronograma;
4.3 – Proceda a um estudo objetivo;
4.4 – Da bibliografia de apoio;
4.5 – Da preparação fora da sala de aula;
4.6 – O que o estudante não pode fazer;
4.7 – Fazendo a prova;
4.7.1 – Dos momentos que antecedem a prova;
4.7.2 – Do enfrentamento da prova;
5 – Você colherá amanhã o que plantar hoje

 

CAPÍTULO I – INTRODUÇÃO – QUAL O OBJETIVO DESTE TRABALHO?

Este trabalho visa ajudá-lo a alcançar o sucesso.

Tentaremos lhe dar um norte de como adquirir VONTADE, DEDICAÇÃO, DETERMINAÇÃO, ENTUSIASMO, MOTIVAÇÃO, CONCENTRAÇÃO, DISCIPLINA, DIRECIONAMENTO e, sobretudo, MÉTODO para conseguir estudar, pois a falta de orientação para o estudo gera um desgaste excessivo e desnecessário. Tarefa árdua, mas não resta dúvida de que juntos conseguiremos.

Aqui você vai aprender a:

a) Estabelecer metas;

b) Solucionar problemas que possam estar atrapalhando o seu desempenho nos estudos;

c) Fazer um bom cronograma de estudos

 

CAPÍTULO II - QUAL O CAMINHO DO SUCESSO?

O caminho do sucesso é aprender como adquirir A VONTADE, A DEDICAÇÃO, A DETERMINAÇÃO, O ENTUSIASMO, A MOTIVAÇÃO, A CONCENTRAÇÃO, A DISCIPLINA, O DIRECIONAMENTO e, principalmente, O MÉTODO para se conseguir atingir um objetivo.

 

1 – O PRIMEIRO PASSO PARA ATINGIR O SUCESSO É SABER O QUE VOCÊ QUER

 

1.1 – O SONHO

Você tem um sonho? Reflita bastante sobre esta pergunta.

É, quem sabe o seu sonho é conquistar sua independência financeira, para, após, ter condições de, por exemplo, ajudar a família e realizar outros sonhos, tornando-se assim uma pessoa de sucesso.

Você pode ser bem sucedido de diversas formas, como por exemplo, ganhando um volumoso prêmio em dinheiro; montando um excelente negócio; conseguindo um bom emprego na iniciativa privada ou, quem sabe, passando em um "baita" de um concurso público.

E como realizar o seu sonho?

Quem vai saber qual o tamanho do seu sonho e como alcançá-lo é você, mas o Clubjus pode ajudá-lo.

Resumidamente, você poderia ter três opções:

a) conseguir um emprego;

b) montar um negócio e

c) passar em um concursos público.

Suponhamos que você tenha optado pelo emprego na iniciativa privada. Pois bem, se é isso que quer, então "mãos à obra": faça um bom curriculum vitae e distribua-o em diversas empresas, mas se prepare, pois, além de ser difícil conseguir um emprego, provavelmente você ganhará pouco e poderá ser despedido a qualquer momento. E aí, quem vai pagar suas contas?

Então, agora, a suposição é de que você quer montar um negócio? Tudo bem!

Você já tem o capital? Se não possui, nada feito.

Se tiver, vá ao SEBRAE, consiga informações, faça pesquisas e descubra qual o negócio que daria certo para você e, boa sorte. Mas atenção, pois, pesquisas comprovam que mais de 80 % das empresas registradas nas juntas comerciais fecham suas portas em menos de um ano.

É, Sobrou para você a 3ª opção, estudar e passar em um bom concurso. Mas é bom saber que estudar não é fácil, e, muito menos, para passar em concurso. Sabe porque? Por que existem milhares de pessoas desempregadas, também querendo uma estabilidade. Assim, saiba que, se você escolheu esta terceira opção, ela efetivamente será a mais segura, pois, depois de empossado e estável, ninguém lhe retira a estabilidade e, exatamente por isso, não será a mais fácil, porquanto estudar requer dedicação, persistência, disciplina, perseverança, estabelecimento de meta e muita luta.

Estudar é para pessoas determinadas, pessoas objetivas, certas do que querem, Pessoas Campeãs.

Mas você é campeão! Não sabia? E aquela disputa que você ganhou dos mais de três milhões de espermatozóides, quando da corrida para alcançar o óvulo?

Você já parou para pensar em uma corrida de cavalos, por exemplo, em que a diferença entre o 1º e o 2º lugar se dá por centímetros ou até milímetros? Pois é, aquele que chegou em primeiro lugar, provavelmente foi o mais determinado, teve mais dedicação e utilizou-se de melhores técnicas de treinamento que os outros. É isso o que faz a diferença. Assim também ocorre com o estudo para concursos. Aqueles que se dedicarem mais, que se esforçarem mais e tiverem um melhor material didático, chegarão primeiro.

Desta feita, parece que o primeiro passo você já está quase dando, quero dizer, você está quase decidindo o que quer. Mas, cuidado, estudar não é tão simples.

Agora, você é o que quer ser!

Saiba que quando você se decide a efetivamente se dedicar ao estudo para concurso, você terá que abdicar de parte da maioria das coisas que faz e gosta de fazer? Este é o preço que irá pagar para conquistar o que quer. Não há como alcançar um objetivo, sem algum esforço e sofrimento.

Saiba que a partir do momento em que decidiu passar em um concurso, você ingressou numa verdadeira guerra, devido a concorrência que tem crescido assustadoramente nos últimos concursos. Portanto, deverá agir com bastante dedicação, responsabilidade, persistência e perseverança no objetivo de atingir suas metas. Do contrário, não conseguirá.

É cediço que, como já dito, você é o que quer ser! Se você quer ter apenas um emprego intermediário, o terá. Mas se você quer ser um funcionário público bem remunerado, também o será. Só depende de você.

Já pensou o que mudará em sua vida? Caso se determine a estudar para um concurso haverá um certo sacrifício, mas o retorno é compensador, pois, com a aprovação, seus pais, irmãos e amigos terão orgulho de você, mas, para isso, você terá alguns custos de ordem temporal, econômica, social, familiar e emocional, já que terá que aplicar tempo de dedicação ao estudo, gastará dinheiro com material didático, alimentação e transporte, além de ter que esquecer determinados compromissos que, durante algum tempo, necessariamente, deixarão de ter sentido, sem falar no tempo de dedicação aos filhos, esposa/marido, namorada/namorado que, fatalmente, serão reduzidos, tudo graças à vontade e determinação em passar no concurso.

Sem que você se programe para suportar tais esforços, não há como iniciar, com a indispensável segurança, um estudo sério, determinado e direcionado à aprovação.

E qual a compensação de todo este sacrifício? A recompensa é justamente a aprovação no concurso e, em conseqüência, uma mudança radical em sua vida! Sem falar na ótima satisfação pessoal, profissional e financeira.

Saliente-se que a compensação não para por aí, pois, ocorrerá o efeito dominó. Você, tendo melhores condições, ofertará a seus filhos melhores colégios, uma melhor qualidade de vida e , eles, consequentemente, oferecerão tudo isso aos deles.

 

A DECISÃO DE ESTUDAR (MUDANÇA DE ATITUDE)

DECIDA AGORA O QUE QUER E O QUANTO ESTÁ DISPOSTO A SE ESFORÇAR PARA OBTER O QUE QUER.

 

É, parece que você, realmente, se decidiu: Vai estudar!

Parabéns! Você já tem 50% de chance a mais que seu concorrente.

Dado que a palavra estudar significa aplicar a inteligência para aprender. Aja com inteligência e não retroceda.

Após o diálogo, agora, ESTUDAR é a palavra de ordem. É a palavra CHAVE.

Isso requer esforço e este só depende de você!

Este é o ponto inicial para você atingir o sucesso pessoal, profissional e financeiro, portanto, concentre-se em seus objetivos.

A partir de agora, sua vida está intimamente relacionada com os estudos. Logo, você deverá seguir correta e rigorosamente as metas e o cronograma de estudos.

 

2 – O SEGUNDO PASSO PARA ATINGIR O OBJETIVO É ESTABELECER METAS

Estabeleça a sua meta e não poupe esforços para cumpri-la.

As metas podem ser de curto, médio ou longo prazo.

a) De curto prazo:

1) Estudarei por 6 ou 12 meses e passarei em um concurso;

2) De hoje até o dia da prova, estudarei, no mínimo, seis horas, todos os dias;

3) Até o final do mês, quero vencer toda a matéria do programa do concurso.

b) De médio prazo – Eu vou estudar por 1 ou 2 anos e vou passar no concurso dos sonhos.

c) De longo prazo – Estou fazendo faculdade e, desde já vou estudar para passar em um concurso.

Lembre-se que a meta deve estar interligada com a motivação. Você deve decidir: “eu quero estudar – o estudo é interessante para mim e eu quero aprender”.

A meta também está intimamente ligada à concentração e ao interesse. Você deve ter interesse pelo que faz. Deve ler e concentrar-se no que está lendo. De nada adianta ler cinqüenta páginas de um livro e nada entender. Estar lendo e pensando em outra coisa, como, por exemplo na musa do verão, ou no príncipe encantado.

Sem possuir um método e sem estabelecer metas, você demorará bem mais para atingir seu objetivo.

 

3 - O TERCEIRO PASSO É DETECTAR E SOLUCIONAR OS PROBLEMAS QUE, PORVENTURA, POSSAM ESTAR ATRAPALHANDO O SEU RENDIMENTO

Você sabia que os maiores problemas para se conseguir estudar é o controle do TEMPO e da CONCENTRAÇÃO? E o que, realmente, mais atrapalham algumas pessoas é a PREGUIÇA, a FALTA de PACIÊNCIA, de DETERMINAÇÃO, de DISCIPLINA e de um CRONOGRAMA de ESTUDOS?

 

3.1 –TEMPO

Este é o primeiro problema. Ah! Eu não tenho tempo, exclamam alguns. Todavia tempo você tem, pode até não está organizado, mas tempo há.

Otimize seu tempo. Ponha num papel todos os seus passos, da hora em que se levantar até a hora em que for dormir. Veja o que deverá ser eliminado e comece a organizar seu tempo. Todos conseguem, inclusive você.

3.1.1 – Evite os inúmeros desperdícios de tempo, você está gastando muito tempo, desnecessariamente. Veja bem:

Quanto tempo você usa para as refeições? Reduza de 2 para 1h.

Quanto tempo você dorme? Reduza o horário do repouso noturno, é só por um período, até você passar no concurso.

Elimine, temporariamente, o futebol, o shopping, o cinema, o barzinho, o lazer e as festas (lazer uma vez por mês, ainda pode ser permitido, mas só por meio período). Álcool? Esqueça, pois depois vem a ressaca e haja mais tempo perdido.

Elimine, radicalmente, os programas de TV (novela, jogo de futebol e filme, nem pensar!).

Esqueça que existe locadora, diminua as saídas com os amigos, sua hora na academia e seu tempo de namoro;

Tenha sempre consigo um livro, uma apostila ou anotações e use as sobras de tempo para ler/estudar, como por exemplo:

a) Nas filas de banco;

b) Nas salas de espera, em médico ou dentista;

c) No ponto de ônibus;

d) Enquanto dirige, ao invés de ouvir música, ouça CD de aula, etc.

3.1.2 – Como aproveitar o tempo diário?

a) Se você não trabalha, deve estudar nos três períodos (manhã, tarde e noite), escolhendo um deles para fazer cursinho, preferencialmente à noite, pois caso tenha a noite livre você corre o risco de acostumar a dormir muito cedo ou cair na tentação de assistir TV, ou seja, terá a noite perdida (Eu já disse antes, esqueça que existe TV).

Atenção! As pessoas que não trabalham têm maior dificuldade em aproveitar bem o tempo.

b) Se você trabalha em um período, procure otimizar o tempo e aproveite bem.

c) Se você trabalha em período integral, mesmo utilizando o 3º período para fazer cursinho, você pode otimizar o tempo e chegar a ganhar pelo menos 3 horas por dia. Por exemplo, 1 hora no intervalo para o almoço e duas depois do curso (ou acorde mais cedo), sem falar no período em que estiver no transporte que você estará ouvindo um CD de áudio para concursos.

Não se esqueça de que, quanto menos tempo você tem, mais você aprende a aproveitá-lo, pois todo tempo ocioso deve ser utilizado.

Gabriel Dezen Júnior comenta que a prática comprova que alunos com agendas carregadas tendem a estudar com mais proveito que outros, com o dia todo livre, os quais, em regra, não têm a disciplina necessária para gerenciar um espaço de meia hora sequer.

A pessoa muito ocupada mede seu tempo e compromissos em minutos. A desocupada, em horas, ou até dias.

Apesar de o Mestre REIS FRIEDE, autor do livro “Técnicas para Provas e Concursos Públicos”, sustentar que não se deve determinar quantas horas você deve estudar por dia, pois seria contra producente, data venia, prefiro ficar com a opinião de Fernando Capez, que faz um gráfico estipulando horários, e com Gabriel Dezen Júnior, que recomenda estudar controlando o tempo. Eu diria, inclusive, que se você não conseguir estudar pelo menos 6 horas por dia, todos os dias, seus objetivos serão alcançados um pouco mais tarde.

Se a prova tiver data marcada, divida o tempo que lhe falta entre todas as matérias. Mas não se esqueça de reservar uns 15 dias para revisar a matéria, como muito bem leciona Gabriel Dezen Júnior.

Associado ao controle do tempo, você deve também pré-estabelecer tarefas, estipulando METAS.

 

3.2 - CONCENTRAÇÃO

Não basta ler. Você deve obter o máximo de concentração, procurando, além de entender e memorizar a matéria, fixar o que foi lido. Portanto deve mentalizar:

“NÃO ESTUDO APENAS POR OBRIGAÇÃO, O ESTUDO É IMPORTANTE PARA MIM E EU QUERO APRENDER”.

Não tente simplesmente atingir o fim do texto, habitue-se a entendê-lo.

 

3.2.1 – Como se Concentrar?

Adquira o hábito de trazer a mente de volta toda vez que se dispersar.

Desenvolva um interesse profundo, associado ao assunto no qual procura prestar atenção.

Crie novos estímulos para prender a atenção, resolva exercícios ou discuta o assunto com alguém, por exemplo.

Estude sempre no mesmo horário, na mesma mesa, na mesma sala e com seus livros dispostos da mesma maneira, pois qualquer novidade poderá levá-lo às nuvens.

Solucione seus problemas emocionais da forma mais objetiva possível.

 

3.2.2 – Para uma melhor fixação:

Após estudar à noite, preferencialmente durma, ao invés de se dedicar a uma outra atividade.

Caso um período de estudo seja seguido por outro, escolha uma forma diferente de aprendizagem, leitura/resolução de exercício/elaboração de resumos/revisão.

Se você está fazendo cursinho, tente estudar a matéria antes da aula, para uma melhor fixação.

Anote as dúvidas e procure saná-las. Elas atrapalham o seu aprendizado.

 

3.3 – DISCIPLINA

As metas precisam ser vencidas! Ou você se esforça para ter disciplina, ou não conseguirá.

Não permita furos no seu cronograma de estudos. Tenha por premissa o respeito à sua programação – tenha disciplina.

Crie o hábito de estudar! No início pode ser difícil, mas depois você começa a entrar no ritmo.

Mas cuidado para não quebrar o ritmo, pois se isso ocorrer, o recomeço é árduo.

Atenção: a disciplina está intimamente ligada à motivação. Assim, se, porventura, por algum motivo, não conseguir obter sucesso em um determinado concurso, não desanime, tome isso como experiência e passe a se esforçar ainda mais. Não faça como alguns, que, na primeira barreira, desistem de tudo. Lembre-se de que o que desiste, já era, ele desistiu, não terá outra oportunidade, pois parou no tempo. Já o que persiste, terá outra chance e, dedicando-se, obterá o sucesso pretendido, pois trata-se de um processo de aprendizado, em que, de degrau em degrau você vai somando aprendizado.

3.4 – DETERMINAÇÃO

Sua determinação é seu combustível.

Mentalize e inspire-se em exemplos de sucesso.

O candidato deve estudar com o máximo de dedicação, determinação e persistência, quando, certamente, conseguirá atingir o objetivo almejado: PASSAR NO CONCURSO.

Por mais que haja contra-tempos, você deve persistir no estudo direcionado.

A determinação supera tudo.

Em Programação Neuro Lingüística (PNL), você aprende a programar sua vida; trabalhar seu emocional; exigir uma melhor qualidade de vida, para você e para os seus. Você aprende também a ver as coisas de maneira preventiva, não deixando assim que o problema se instale em sua vida, para só depois tentar resolvê-lo.

Em PNL, diz que pode haver vento contra e vento a favor e que, quando o vento está batendo contra, o sabor da vitória é muito melhor.

Como é difícil ser determinado!!! Imagine que hoje à noite você tenha aula ou um encontro com um grupo de estudos, mas surge-lhe uma convite para ir a uma festa onde a sua “musa do verão”, ou o seu “príncipe encantado”, vai estar, totalmente desacompanhado (a) e esperando por você. Ir ou não ir... eis a questão.

Ir a esta festa, parece ser algo inevitável, mas este é o seu objetivo? Depois que você passar no concurso, a “musa do verão” ou o “príncipe encantado” lhe achará bem mais interessante.

Sair, por exemplo, sexta-feira à noite, ficar até altas horas acordado, tomando cerveja, não é atitude de quem está estudando para concurso.

Se a sua opção realmente foi pelo estudo, então tome cuidado e determine-se desde já.

Alerte-se para o fato de que enquanto você está se divertindo, seu concorrente está estudando.

Se você está cansado e quer dormir, seu concorrente estará estudando – “comendo livro”.

Lembre-se, se você já está cheio de tudo isso e vai parar, vai desistir, seu concorrente vai persistir e vai passar no concurso.

 

3.5 –DEDICAÇÃO

Um bom exemplo de dedicação é o que ocorre com as pessoas que praticam esportes. Aqueles que mais treinam, são os que vencem. Tanto que, quando um determinado time de futebol está na iminência de fazer um jogo importante, normalmente há o período de concentração. Significa dizer que naquele período de concentração o jogador deverá pensar única e exclusivamente naquele jogo. A dedicação ali é total.

Como muito bem assevera WILLIAN DOUGLAS, qualquer pessoa pode passar em um concurso, independentemente de ser ou não inteligente, a receita é ter muita dedicação e determinação. Ele mesmo WILLIAN DOUGLAS, uma das pessoas mais bem conceituadas na área jurídica, que chegou a passar em diversos concursos, inclusive em primeiro lugar, até atingir o amadurecimento necessário, foi reprovado seis vezes.

 

3.6 – MOTIVAÇÃO

Programe-se a selecionar alguns trechos deste trabalho, e a lê-lo pelo menos uma vez por semana, para continuar motivado.

Como você foi no último concurso? Ah! Passou e agora está tentando um melhor? Meus parabéns, mas lembre-se de que este deve ser mais concorrido que o outro e que, portanto, você terá que estudar mais.

Ah! Você não passou! Não há problema, continue estudando e sua performance, no próximo concurso, certamente será melhor.

Mas use a inteligência, não vá estudar de maneira desordenada. Não se desespere. Você pensou que era tão fácil assim? Pensou que iria fazer um concurso e já passar no primeiro ou no segundo? Calma sua hora chegará, desde que continue estudando.

3.6.1 – O INSUCESSO

Em caso de insucesso, nunca desista.

Como diz o Professor Damásio:

“Somente não passar aquele que desiste; o que persiste será aprovado, até mesmo na vaga do que desistiu”.

A cada ano você está mais preparado e experiente, competindo com pessoas em início de preparação.

Tome as seguintes atitudes:

1) Procure descobrir onde você tropeçou, erga a cabeça e esforce-se para não tropeçar novamente;

2) Faça um “Gráfico de Desempenho do Candidato”, com sua última prova realizando uma análise percentual de apuração dos erros e acertos, possibilitando-lhe descobrir onde foi melhor e pior. Descoberta a performance, é só dedicar mais tempo às matérias em que acertou menos.

É bom saber que há pessoas que passaram em primeiro lugar em determinados concursos, como por exemplo, para juiz de direito ou promotor de justiça, mas que, anteriormente, haviam sido reprovadas, por diversas vezes, mas jamais desistiram e, devido a persistência, acabaram passando no desejado concurso. Assim, o candidato que porventura sofrer uma reprovação não deve se desmotivar. Deve, ao contrário, persistir nos estudos, pois, caso não desista, no próximo concurso sempre estará mais bem preparado que no anterior e, nesse ritmo, a lógica é ser aprovado, quando menos esperar.

O seu desempenho no próximo concurso será melhor, isso é matemático.

“Concurso não se faz para passar, mas até passar!” WILLIAN DOUGLAS.

 

3.7 – ALIMENTAÇÃO

Não se esqueça da saúde, tenha uma alimentação balanceada, para facilitar a digestão e, conseqüentemente, o aprendizado.

Coma, preferencialmente, carnes brancas nas refeições e frutas nos intervalos.

A alimentação pesada exige um maior fluxo de sangue, o que acarreta uma maior sonolência.

 

3.8 – EXERCÍCIOS FÍSICOS / DESCANSO

A preparação pesada na parte intelectual pode levar ao stress e exaurimento de energia, portanto uma compensação física pode amenizar este risco. Assim faça exercícios físicos, alongamentos e relaxamentos periódicos. Em academias ou com psicólogos você pode obter essas orientações de relaxamento

Não se descuide, faça intervalos de 10 minutos, a cada 2h seguidas de estudos, para realização de alongamentos e exercícios físicos. Mas cuidado para não descansar além do necessário.

 

3.9 – AMBIENTE

Escolha um ambiente adequado e que lhe agrade. Que seja bem arejado, iluminado e silencioso. Uma biblioteca, por exemplo.

Providencie cadeira e mesa adequadas.

A iluminação e o silêncio são fundamentais.

 

3.10 – PREGUIÇA

Os primeiros dias de estudo são os mais difíceis. Supere os fracassos. Não se deixe vencer pelo desânimo. Saiba que se você continuar, determinado e direcionado, o fim é a vitória.

Sempre que você estiver com preguiça, lembre-se que o concurso possui vagas limitadas, que, normalmente, são mais de cem candidatos disputando uma única vaga e que, enquanto você está pensando em descansar, seu adversário está estudando.

Se estiver com sonolência ou preguiça, uma boa técnica é adotar uma postura correta e fazer exercícios físicos, regulares, associados a alongamentos, relaxamentos e uma boa alimentação. Esta técnica irá dispersar o sono e a preguiça.

Jamais estude com música ou com a TV ligados, pois o ideal é que seu cérebro esteja atento aos estudos, sendo que o som da música ou da TV poderá acabar comprometendo sua concentração.

Jamais estude no quarto ou próximo de cama, pois estes ambientes os dão sono.

Supere o cansaço, mentalizando o dia de sua posse no concurso dos sonhos.

 

3.11 – SONO

Sono é reparador e restaura suas energias.

Se sentir-se cansado, durma, mas não abuse do sono.

Você não pode dormir mais de sete horas por dia.

Entre um intervalo de estudo e outro, de 4 horas, você poderá dormir uns 15 minutos.

 

3.12 - MÉTODO

A principal função do estudo com MÉTODO é, justamente, conseguir coordenar nossas ações para minimizar ao máximo as desorganizações e limitações de cada um, proporcionando ao aluno o máximo de eficiência na fixação de tudo que houver lido, objetivando diminuir ao máximo o tempo de preparação.

 

Um dos principais itens do método de estudar para concurso é fazer resumos e esquemas para lucrar na fixação e na revisão.

 

Na confecção de esquemas e resumos, devemos aproeitar as duas partes do cérebro, tanto a esquerda, que é a racional, a que vê as palavras nos lugares certos, quanto a direita, que é a imaginária, a mais voltada para o abstrato, a criativa. Enquanto a primeira parte vê uma sala de jantar, apenas, como um ambiente que possui mesas e cadeiras, a direita a vê como um local onde podem ser desfrutados momentos de alegria,  prazer e festa.

 

Na leitura de uma redação normal, o lado direito do cérebro, quase, não se manifesta. Na verdade, ele vê os espaços em branco, os exageros e o imperfeito. Assim, temos que trabalhar com os esquemas, pois, nestes casos, quando o lado esquerdo, que gosta de tudo certinho, visualizar um esquema, entrará em parafuso e se desestabilizará, por não conseguir traduzir o que vê, dando oportunidade ao lado direito se virar e fazer algo. Neste momento o lado direito resolve trabalhar e resolver o problema, isto é, decifrar a balbúrdia do esquema. Com isso você estará pondo os dois lados para trabalharem juntos.   

 

4 – DA ORGANIZAÇÃO PARA O CONCURSO

Leia o EDITAL e o conteúdo programático atentamente. Já vi candidatos inteligentes e que estavam sabendo a matéria perderem o concurso por não haverem lido o EDITAL e, quando da realização da prova, não sabiam que questões erradas anulavam questões certas, que teriam que atingir um percentual mínimo em determinada matéria etc.

Inclusive me recordo de um candidato que não leu o edital e, simplesmente, imaginou que uma questão errada anulava uma certa, tendo deixado 20% das questões sem responder. Todavia, no edital não constava aquela regra, vale dizer, questões erradas não anulavam questões certas. O candidato foi reprovado.

Os concursos de hoje não se confundem com os de épocas passadas, pois a população aumentou assustadoramente e, conseqüentemente, o nº de desempregados cresceu em progressão geométrica.

 

4.1 - SUPER DICA: A sua organização pode ser o atalho para o seu sucesso, portanto, não comece a ler tudo que lhe vem pela frente, selecione o que deve ler. Esta sua seleção deve obedecer aos seguintes passos:

 

4.1.1 - CONHEÇA BEM O PROGRAMA DO CONCURSO;

 

4.1.2 - ESTUDE AS PROVAS ANTERIORES DO ESPECÍFICO CONCURSO EM QUE ESTÁ INSCRITO OU QUE PRETENDE SE INSCREVER. AQUI, VOCÊ DEVE COMPRAR UM VADE MECUM E IR ANALISANDO CADA QUESTÃO DA PROVA E ANOTANDO NO VADE MECUM, POIS NO FINAL DE UM ANO VOCÊ ESTARÁ COM O LIVRO REPLETO DE ASSUNTOS QUE CAEM NO SEU CONCURSO. ESTA ESTRATÉGIA PODE SER FEITA, TAMBÉM COM LIVRO DE DOUTRINA. ATENTE QUE ESTE LIVRO OU CÓDIGO VOCÊ NÃO EMPRESTA, NÃO VENDE, NÃO PERDE, POIS ELE DEVE SER SUA BÍBLIA.

 

4.1.3 - COMECE A ESTUDAR BEM ANTES DO INÍCIO DAS INSCRIÇÕES;

 

4.1.4 - FAÇA UM GRÁFICO DEMONSTRATIVO DE SUA PERFORMANCE EM CADA MATÉRIA, VEJA A PROGRESSÃO DE CONCURSO PARA CONCURSO E PASSE A DEDICAR MAIS TEMPO DE ESTUDO ÀS MATÉRIAS QUE PRECISE MELHORAR.

 

4.1.5 - CONHEÇA O EXAMINADOR DE SUA PROVA. VEJA SE ELE POSSUI LIVROS, JURISPRUDÊNCIAS, AULAS, PALESTRAS ETC., FAÇA UMA SALADA E, LITERALMENTE, COMA TUDO ISSO.

 

4.2 – CRONOGRAMA

Antes de começar a estudar, monte um plano de estudos. Há diversos métodos e, cada um de nós, nos adaptamos melhor a um ou outro, todavia, apesar de alguns doutrinadores se arriscarem a dizer que o correto seria esgotar toda a matéria de uma disciplina, para, só depois, partir para a próxima, devo advertir que, a mim me parece , ser mais eficaz utilizar o método em que o aluno divide as matérias que tem a estudar pelos dias da semana. Assim, não ficará muito tempo sem estudar determinada matéria, pois aqueles que optam por fechar uma matéria, para depois começar na próxima, pecam, porquanto, se, porventura, chega a enfrentar uma média de sete ou oito matérias, levando aproximadamente dois ou três meses para cada, levará mais de ano para pegar a primeira novamente e isso fatalmente o eliminará de qualquer concurso, dado que os concursos lhe exigem um conhecimento linear em todas as matérias, sobretudo de houver classificação por grupo.

Assim, o melhor método para organizar um cronograma de estudo é distribuir as matérias do concurso dentro da semana, lendo uma ou duas matérias por dia.

Se você ainda não se inscreveu em um concurso, estude matérias que normalmente caem na maioria dos concursos, na ordem a seguir descrita: PORTUGUÊS, DIREITO CONSTITUCIONAL e DIREITO ADMINISTRATIVO, Direito Civil, Direito Processo Civil, Direito Penal, Direito Processual Penal e Direito Comercial, salientando-se que todas elas são muito importantes.

Se você já se inscreveu em um determinado concurso, calcule os dias que faltam para o dia da prova e diminua uns 10 ou 15 dias. Estes serão utilizados para revisão. Peque o restante dos dias e multiplique por dois. Pegue o programa e divida em diversos itens, fazendo coincidir o nº de itens com o número encontrado naquela multiplicação. Assim você poderá estudar dois itens por dia, até eliminar todo o programa. Se, porventura, você não conseguir eliminar dois pontos por dia, significa que não conseguirá terminar o programa até o final do tempo e conseqüentemente não passará no concurso, logo, terá que apertar o passo.

EXEMPLO: Suponhamos que faltam 50 dias para a prova, deduzindo os 10, restarão 40, que multiplicados por 2 darão 80. Divida o programa em oitenta itens e estudando dois itens por dia, você terminará a matéria nos 40 dias e lhe restarão aqueles 10 dias para revisar toda a matéria, oportunidade em que deverá fazer um outro cálculo, semelhante ao primeira, mas agora dividindo toda a matéria para 10 dias.

O cálculo deve ser feito da maneira acima descrita, dado o fato de você ter que estudar duas matérias diferentes por dia.

Faça seu cronograma de forma a obedecer ao peso e à dificuldade de cada prova. Isto é, dedique mais tempo de estudo às matérias que tiverem maior peso e que você sentir maior dificuldade.

Se você estiver fazendo cursinho, procure sanar, na sala de aula, todas as suas dúvidas.

Atenção! Cursos de preparação são fundamentais para quem não conhece a matéria. Ser autodidata, estudar sozinho, na grande maioria dos casos, não dá bons resultados.

Se você conseguir uma boa apostila, estude por ela e use o material de apoio apenas para reforço, pois assim você ganhará tempo, já que na apostila a matéria encontra-se toda condensada.

 

4.3 – PROCEDA A UM ESTUDO OBJETIVO

Leia com atenção. Você não deve ler por ler, deve ler buscando assimilar, entregando-se ao assunto, sentindo a leitura, fazendo anotações, gráficos, resumos e exercícios regulares.

Ao longo de toda a preparação, vá fazendo resumos, os quais serão aproveitados nos últimos dias que antecederem a prova.

Revise a matéria diariamente.

Os especialistas em técnicas de estudo dizem que ler e, em seguida, tentar lembrar o que foi lido dá mais resultado do que ler e reler. Estude, não só até conhecer bem o assunto, mas até que possa repeti-lo sem erro.

Um assunto bastante polêmico é o que diz respeito ao fato de estudar ou não na véspera da prova, pois há autores que são contra, como Reis Friede e outros que são a favor, como Gabriel Dezen Júnior. Eu entendo que depende de cada pessoa. Se você é daqueles que necessita de um tempo para concentração e relaxamento, talvez seja recomendado não estuda na véspera, mas se você consegue fazê-lo sem maiores problemas, faça. Eu estudo na véspera e já acertei questões lidas minutos antes da prova.

Desta feita, se você optar por estudar na véspera da prova, faça isso lendo a Constituição, pois a probabilidade de cair algo dela, que você tenha lido, é muito grande.

Cada um deve estudar da forma que melhor se adaptar, respeitando o próprio ritmo de aprendizagem. Se você se sente bem dividindo a matéria na semana, lendo duas disciplinas por dia e estudando na véspera da prova, faça isso. Todavia isso não significa que você não tenha que cumprir o mínimo, isto é, você deve estudar todas as matérias do concurso, dedicando-se mais às matérias que sente mais dificuldade, não se esquecendo, todavia, que mesmo as matérias nas quais esteja muito bem preparado, devem ser revisadas, para não correr o risco de baixar a média no que mais sabe.

Leia todas, não caia no erro de pensar que sabe muito uma matéria e não precisa se preocupar com ela – ou abandonar uma outra, porque não gosta e acha que não será produtivo. Leia todas as matérias.

Reserve as melhores horas de estudo para as piores matérias e as piores horas para as matérias que mais gosta, assim uma coisa compensa a outra e você cansará menos.

NÃO ESQUEÇA: O ideal é que você estude duas matérias por dia. Faça uma tabela e divida a matéria do concurso entre os dias da semana, fazendo revisões todos os dias. A matéria estudada deve ser revista em menos de 24 horas.

Faça cartazes da matéria da prova, com lembretes importantes e afixe em locais estratégicos dentro de sua casa.

 

4.4 – DA BIBLIOGRAFIA DE APOIO

Informe-se com professores de cursinhos acerca de qual o melhor autor para tal ou qual matéria, pois, normalmente o professor lida há vários anos com o assunto e sabe qual o autor mais preparado.

 

4.5 – DA PREPARAÇÃO FORA DA SALA DE AULA

Pelo fato de uma turma de aula ser heterogênea, o professor nem sempre, pode aprofundar na matéria, logo você não pode se limitar às informações prestadas apenas dentro da sala, deve ir além. É aí que você deve acessar o CLUBJUS ou um outro sítio jurídico, para aprofundar, mas cuidado para não perder muito tempo na internet. Caso você esteja estudando em um sítio jurídico que está lhe dando retorno, tudo bem, mas se começar a navegar vendo outros assuntos, esqueça a internet.

 

4.6 – O QUE O ESTUDANTE NÃO PODE FAZER

Não pode esperar sair o edital do concurso para só começar a estudar depois de lançado o edital.

Não pode, em hipótese alguma, quebrar o ritmo de estudos.

Você jamais poderá, com uma eventual reprovação, se desestimular e parar de estudar, pois uma grande percentagem das pessoas de sucesso, não conseguiram da primeira vez, mas persistiram e conseguiram, a exemplo de WILLIAN DOUGLAS que passou em primeiro lugar para o concurso de Juiz de Direito, após haver sido reprovado por seis vezes. Caso houvesse desistido, hoje, não seria juiz.

Você não poderá, de maneira alguma, continuar levando a mesma vida de antes ( TV, NAMORO, FESTA, SHOPPING).

TV no quarto? Esqueça! O quarto é para dormir. Se você possui uma TV no quarto, acaba dormindo tarde e comprometendo o dia seguinte.

Ler apenas material de primeira linha, evitar ler material ruim.

 

4.7 – FAZENDO A PROVA

 

4.7.1 – DOS MOMENTOS QUE ANTECEDEM A PROVA

Além de você ter que conhecer o local da prova com antecedência, deve chegar a ele também com antecedência. Lembro-me de uma colega que estava bastante preparada, mas confundiu o local da prova, ficou sabendo que a prova seria em um colégio de nome Maria da Conceição, quando, na verdade, era Maria da Consolação – teve que ser consolada, pois perdeu a prova.

Lembre-se de levar para a prova todo o material didático permitido. Tenho um amigo que foi para o “provão” de Procurador da República e não levou os códigos, infelizmente!

Não se esqueça do relógio, do cartão de inscrição, da carteira de identidade, do lápis, da borracha, da caneta, do chocolate (cuidado para não levar um chocolate da prova”), da barra de cereais naturais e da água.

Vista-se com roupas leves e adequadas (tenho um colega que perdeu uma prova para o concurso de promotor de justiça, porque, no dia da bendita prova, ele estava trajando um bermudão, como se estivesse indo para a praia. Foi barrado.

Saia mais cedo de casa, lembre-se de que deve chegar no local da prova com uma certa antecedência. Não dê sorte para o azar, pois, pode haver um engarrafamento; o ônibus pode quebrar; seu carro pode furar o pneu ou ocorrer algum incidente. Conheço um candidato que chegou atrasado por um minuto. Perdeu a prova para o concurso de Procurador da República.

Anote o dia da prova e coloque em um cartaz na sua casa, no seu quarto, e, até em seu serviço, pois, certa feita, uma semana depois da prova, encontrei um candidato, inclusive bastante estudioso, que me perguntou quando seria a prova. Aquele, apesar de estudioso, não foi concorrente para ninguém!

Compre uma agenda e marque todos os seus compromissos. Isso evitará que você esteja ocupando sua mente com compromissos e que, na hora da prova, esteja se esforçando para não esquecê-los.

Reserve-se, não dê ouvidos para boatos maldosos, do tipo: “eu soube que a prova vai ser muito difícil”, “um amigo meu disse eu o gabarito está sendo vendido em tal lugar”.

A concentração é fundamental.

Leia o edital e esteja certo dos escores mínimos. Não adianta acertar 100% em uma matéria e não conseguir o mínimo em outra. Já vi gente boa e preparada perdendo concurso, simplesmente, por não haver lido o edital. Saiba que o edital é a lei mais importante para você, naquele momento, pois é a norma que está disciplinando como será sua prova, como será a correção etc.

 

4.7.2 – DO ENFRENTAMENTO DA PROVA

Dentro da sala você tem que tentar relaxar o máximo, não adianta pensar na responsabilidade de passar no concurso.

Baixe a cabeça, respire pausadamente, concentre-se única e exclusivamente na prova.

Você deve ser confiante, pois estudou e está preparado.

Não deixe de ler as instruções da folha de rosto, sublinhando o que for importante.

Conheço um candidato que estava super preparado e que acabou identificando a prova. Foi eliminado do concurso. Então, cuidado para não identificar a folha de resposta em local não permitido.

Quando for ler o enunciado da questão atente para as negativas e sublinhe-as. Exemplo: indique a questão errada, a incorreta, exceto. Circule a palavra errada, incorreta ou exceto, para não se confundir.

Nas provas em que questões erradas cancelam questões certas, cuidado para não deixar muitas em branco. Mas também cuidado para não “chutar” muito. Antes, faça um cálculo matemático, indicativo do quanto, no máximo, você poderá deixar em branco.

Uma hora antes do término da prova, passe as questões resolvidas para o gabarito e, dali em diante, vá passando as respostas para o gabarito à medida em que for respondendo as questões.

Faça primeiramente as questões que achar mais fáceis, após, as intermediárias e por último as difíceis. Não adianta tentar insistir em uma questão que não sabe, mas que insiste em tentar responder, não se preocupando com o tempo, deixe para o final.

Efetuadas todas as questões fáceis e intermediárias, parta para as difíceis. Mas antes, quando estiver fazendo as intermediárias, que pular algumas delas, certifique-se de que estará fazendo anotações riscando os itens que você teria certeza de suas incorreções. Com isso, quando do retorno à questão, ganhará tempo, não precisará mais analisar itens já analisados e riscados.

Divida o tempo da prova, quero dizer, suponhamos que você esteja fazendo uma prova de 100 questões e 5h, portanto deves ter a noção de que, terminada 1h de labutra, você terá que ter confeccionado, pelo menos 22 questões, pois só assim dará tempo de terminar a prova e passar as questões para o gabarito. Caso não tenha conseguido atingir esse percentual, saiba que deve ACELERAR. De outra banda, se, em uma hora, você já tiver atingido, por exemplo 30 questões, saiba que poderá diminuir o rítimo, pois aplicará mais atenção às questões e terá uma probabilidade maior de acerto. Assim, quando você tiver gastado 50% do tempo da prova verifique se já cumpriu pelo menos 60% dela. Caso não haja atingido o percentual informado, PODE ACELERAR.

Não se esqueça de começar a prova pela matéria que mais gosta e sabe e pelas de maior peso, pois será péssimo ter que deixar alguma questão em branco e deixar as de peso maior.

Jamais saia da sala antes de terminado o horário da prova, caso não tenha dado uma boa revisada, afinal foram meses de preparação. Após terminar a prova e antes de passar para o gabarito, revise, caso haja tempo.

Distribua o tempo e fique de olho no relógio, cuidado com o tempo para preencher o gabarito. Reserve pelo menos vinte minutos para preenchê-lo. Conheço um candidato que gabaritou a prova, mas não teve tempo para passar para o gabarito oficial. Foi reprovado.

Você sabia que muitos candidatos são reprovados por causa de uma única questão? Certamente, você já ouviu esta frase: que azar! Eu passei uma questão de maneira equivocada para o gabarito! É, isso ocorre! Para evitar este tipo de erro – asse as questões marcando, primeiramente com um pingo leve, com lápis e, posteriormente, depois que marcar todas as questões com lápis, cubra com a caneta, se assim determinar o edital, pois, caso você se engane, será possível apagar.

Tente não criar imaginações em cima das questões, apenas leia com atenção, mas não interprete nem além, nem aquém do necessário.

 

5 – VOCÊ COLHERÁ AMANHÃ O QUE PLANTAR HOJE

Você deve estar imaginando “Esse cara é louco! Parece terrorista! Quer que eu pare de viver para estudar!

Minha filha NIVAINE pensou assim, por um curto espaço de tempo, e logo que verificou que estava enganada, resolveu seguir o método de estudo e restou passando em um concurso. Por isso, dedico este trabalho a ela.

Realmente, você não está muito errado, mas raciocine bem e entenda que esse sacrifício é temporário, por um breve período, e o resultado é para sempre, para toda a vida, a partir da aprovação no concurso.

Se você se dispuser a estudar, objetivando passar em um concurso, por 12 ou 24 meses – parabéns! Pois, quer você estude, que não, os meses irão passar, você estudando ou não. Você certamente já ouviu uma frase parecida com esta. "É, eu fiquei parado vendo a banda passar e sequer participei dela".

Lembre-se que as grandes conquistas exigem grandes sacrifícios.

O mundo de hoje é bem mais competitivo que o de ontem, assim, para alcançar o sucesso a primeira atitude a ser tomada é resolver tomar a decisão de querer. Se você quer e demonstra isso, você pode.

Como muito bem assevera WILLIAN DOUGLAS, qualquer pessoa pode passar em um concurso, independentemente de ser ou não inteligente

O primeiro passo é você decidir, inteiramente, que quer passar em um concurso.

É comum o estudante dizer que quer passar em um concurso, mas sempre está dando desculpas, afirmando que não tem tempo para estudar. Estes, enquanto não mudarem de atitude, dificilmente, passarão em concurso.

Mais comum, ainda, é o estudante que está fazendo faculdade, imaginar que após o término dos estudos (da faculdade) irá começar a estudar para concurso, está equivocado, pois o estudo começa ali, no primeiro dia de aula.

Muitos campeões conseguiram suas vitórias com muito sacrifício. Não há quem consiga uma vitória sem esforço e sacrifício. Tenho um colega que, hoje é Juiz de Direito, mas, antes de sê-lo, acordava as 6h horas para trabalhar e chegava em casa as 24h, e, ainda assim, conseguiu um tempo para estudar e tornar-se juiz. Então, COMECE A ESTUDAR.

 

PLANO DE ESTUDOS

O ideal é estudar a matéria em um dia da semana e quando chegar a próxima vez daquela matéria, rever o que foi estudado da última vez, por pelo menos meia hora e só depois dar continuidade ao estudo. Se o concurso possui mais de uma fase, quando passar na primeira, aperte o ritmo para a segunda e diminua os intervalos entre as matérias.

Já vimos que para termos excelência na memória precisamos dispensar total atenção ao que estamos estudando, por meio da técnica que passaremos a perseguir, utilizando o método da constante repetição.

O pesquisador Ebbing Haus, após anos de estudo, concluiu:

 

NÃO DESISTA NUNCA

Muitas pessoas estudam meses a fio e, ao serem reprovadas em um determinado concurso, desestimulam-se e param de estudar. Você jamais poderá deixar isso ocorrer contigo, pois duas sentenças são certas: aquele que não desiste acaba passando, já o que desiste, jamais passará.

A leitura deve ser contínua, pois há uma pesquisa, onde se sustenta que é normal esquecermos parte do que lemos. Assim, é a partir da repetição que conseguiremos reter um maior percentual do apreendido. Referida pesquisa assegura que em uma hora, esquecemos 56% do que é lido; em nove horas, esquecemos mais 8%; em dois dias, esquecemos mais 6%; e em um mês, esquecemos mais 7%. Desta feita a solução é estudar o máximo possível para restar uma compensação.

 

CURSINHO

 

Fazer ou não fazer cursinho? A resposta é tranquila. Fazer, claro. Mesmo que você já esteja bem preparado, você encontrará cursinhos de elxcelente qualidade como o LFG que, sempre, trarão algo novo e, com certeza, lhe proporcionará atralhos na aprovação.

 

É, justamente, no cursinho que você terá contato com outras pessoas que estão buscando o mesmo que você. É ali que você tomará conhecimento da melhor bibliografia, do concurso iminente, e estará participando da FILA.

 

A FILA

 

A propósito, você já ouviu falar na FILA? Então, o mais importante é você entrar na fila.

 

Você só passa num concurso se entrar na fila dos concurseiros. Não se preocupe com os mais bem preparados, que já estão na fila há mais tempo. Logo eles passarão, sairão da fila e a sua vez começa a ficar mais próxima.

 

Agora, quando você estuda com mais eficiência, a sua vez chega mais rápido.

 

ESTRATÉGIAS DE TÉCNICA DE ESTUDOS

 

Com relação a estratégias de técnicas de estudos, no sentido de reter o máximo do que se aprende, há um excelente trabalho do Professor Manoel Morais, onde ele ensina e promete o seguinte:

DIZ ELE QUE, SE VOCÊ AINDA TEM 6 MESES DE PREPARAÇÃO, ELE GARANTE A SUA APROVAÇÃO EM QUALQUER CONCURSO PÚBLICO!!!

A escola e a universidade têm se preocupado em passar os conteúdos, mas ninguém está falando como aprender com método, como criar uma estratégia infalível de aprovação. É exatamente isso que o Professor Manoel Morais tem para lhe transmitir!

Não basta sermos simplesmente esforçados!

Os livros de hoje são bem escritos e os professores são bons. Você entende os livros que lê e o conteúdo das aulas das quais participa. O problema é que dentro de duas semanas você não recorda do que compreendeu há duas semanas!!! Basicamente, você é ótimo em compreensão, mas ineficaz em recordar. Você acredita que as coisas são desse jeito mesmo, que estamos compulsoriamente condenados a ficar sempre nesse ciclo vicioso e ineficiente de aprender e esquecer e ter que aprender de novo, para esquecer em seguida.

Por isso é tão valioso o conhecimento que o professor ministrará. Estamos falando em ter independência e autonomia para aprender com eficácia e eficiência. Estamos falando em poder ler os livros na mesma semana em que os compra. Em ter o tipo de habilidade que o diferenciará em um concurso público. Em não ser mais um profissional à deriva no mercado, mas ser o tipo de profissional desejado por ele.


Participei do Curso do Professor Manoel Morais e o recomendo, apesar de ter ficado frustrado. Frustrado por ter perdido tanto tempo sem conhecer tal curso, pois é cediço que, se existisse uma orientação de tal envergadura, no início de minha vida estudantil, certamente, eu teria aproveitado muito mais toda a minha preparação para concursos e, obviamente, teria conquistado as aprovações muito mais cedo. Desta feita, hoje, o que posso fazer é recomendar o curso para todos os estudantes que almejam uma melhor situação no contexto social.

O Professor Manoel Morais encontra-se ministrando seus cursos em todo o País, sobretudo em Brasília, onde, hoje, está sediado, podendo serem colhidas informações a respeito no sítio www.tecnicasdeestudo.com.br .

Boa sorte.

 

 

Tópico: Como estudar

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário