12 - Perguntas e respostas sobre concursos

18/01/2013 22:55

1 - Devo sair do trabalho para estudar?

Minha resposta:

Depende. Se você não estiver dando uma desculpa porque está trabalhando e quer parar com o pretexto de estudar, não dará certo, pois, quando estiver sem trabalhar, não vai conseguir estudar. 

De outra banda, você se conhece, portanto se você sabe que tem fibra e consegue se dedicar ao que se determina, vale a pena. Todavia, a pressão será muito grande sobre você, já que deixou de trabalhar, apenas, para estudar, portanto, terá que dar conta do recado. 

Uma ótimo solução é você conseguir conciliar as duas coisas. 

Agora, como disse, se você é daquelas pessoas que consegue cumprir com suas promessas, pode sair, mas neste caso, terá que passar a estudar entre 8 e 10 horas por dias, que é justamente o tempo que vocês está gastando para trabalhar. 

O fato de você deixar de trabalhar para estudar, não significa vida boa e descanso, você deixará de trabalhar, mas terá que ralar, papirando tudo. Dedique, pelo menos duas horas de seu tempo pra fazer resumos, que dão um retorno extraordinário, pra quem tem tempo de os fazer. 

 

2 - Por que, por mais que estudo não aprendo?

Minha resposta:

Você deve estar estudando da forma errada. Leia as dicas de estudos e tente trabalhar mais o córtex de seu cérebro, fazendo resumos. 

Saiba que o Cérebro se divide em três partes:

a) O  Sistema Límbico;

b) O Cerebelo e

c) O Córtex.

Sistema Límbico - No sistema límbico é facil escrever, mas o que você escreveu se apaga logo - é como se você estivesse escrevendo na areia da praia.
Cerebelo - é dificl escrever no Cerebelo - é como escrever no mármore com um formão - Um ótimo exemplo é aprender andar de bicicleta - você não esquece nunca.
Cortex - Aqui, você só faz uma coisa de cada vez. Quando dorme,Salva (grava) a noite, mas de forma inconsciente.
O conhecimento vem de pouco a pouco, a conta gotas.
Você deve rever a matéria, antes de uma noite de sono. Isso, faz o material sair do LÍMBICO e ir para o CORTEX.

 

3 - Devo estudar por conta própria ou fazer cursinho?

Minha resposta:

Sem sombra de dúvidas, você deve, se puder, fazer cursinho. Com o cursinho você ganha tempo, além de permanecer sintonizado com a galera que está buscando o mesmo que você, ou seja, que tem o mesmo objetivo seu. 

Agora, nada adianta ir para a aula do cursinho e não se dedicar aos estudos fora da sala de aula. Você tem que rever a matéria do cursinho fora da sala de aula, fazer exercícios e resumos, para fixar a matéria.  

 

4 - A resposta deste item 4 foi dada pelo mestre William Douglas.

 

Gostaria de saber acerca do quadro horário de estudos:


1- Quantas matérias devem ser estudadas por dia? 
Isso é uma escolha pessoa, que depende da quantidade de matérias a estudar e do tempo disponível. Se forem 5 ou 6 matérias, ótimo, uma por dia; se forem 10 ou 12, duas. O ideal é estudar mais o que se sabe menos. Outro cuidado é evitar matérias demais no mesmo dia, se possível. O mais importante é que você experimente formatos diferentes e veja em qual deles se sente mais à vontade. Algumas pessoas preferem estudar todas as matérias direto, outras preferem primeiro estudar uma ou duas e depois passar para as próximas. Nos dois casos, mas em especial no segundo, é preciso fazer revisões periódicas. PAra mais dicas, olhe meu site, cadastre-se no Informativo e, claro, se puder, assista aos videos no youtube e/ou adquira os livros sobre o assunto. Em breve lançarei um livro específico sobre adminsitração do tempo.

 

2- A revisão da matéria já estudada deve ser constante (diária) ou o ideal é deixar passar alguns dias para retomar a matéria já estudada?
No sistema SQ3R existe uma leitura final de revisão. Sempre que se finaliza o estudo devemos rever os pontos básicos, o índice ou a relação dos tópicos abordados e dar alguma atenção aos resumos, quadros e esquemas que eventualmente tenham sido visto e os que em geral estão no final do caítulo ou livro estudado. Fora isso, quando falo em revisão estou mencionando aquele momento em q vc revê as matérias já estudadas antes. O ideal é que as revisões sejam feitas em períodos um pouco maiores que semana ou dia. Ternte fazer uma vez por mes pou por bimestre. Repare se está sendo o suficiente para se lembrar da maior parte da matéria. Quando fizer a revisão nao se preocupe se esquecer algumas partes, a revisão tb serve para isso. Reestude as partes q esquecer. Antes de começar um novo ciclo de estudos é sempre bom fazer revisão do que já estudou. As revisões bem feitas e periódicas aumentam em muito a fixação e o desemepnho. Utilize a realização de provas, simulados, cocnursos reais e redações para treinar e também como forma de revisão. Nao se preocupe se parece muita coisa, isso se aprende a faer com o tempo.