02 - Os 10 principais erros dos concurseiros

15/01/2013 09:55

 

1 – Não ler o edital do concurso, antes do início dos estudos.  É, justamente, no Edital que estão as regras do jogo. Tudo são regras.

Trata-se de um ensinamento basilar, tudo que você vai fazer, antes, tem que saber das regras. Não tem fundamento, você ir para um jogo de futebol de campo e bater o lateral com o pé, por imaginar que esta ação seria correta. Então, em uma prova em que não há a regra de que duas ou três questões erradas anulam uma certa, não há porque você deixar questões em branco. Mas, você tem que saber disso e você só saberá se ler o Edital. 

2 – Não ter uma visão geral acerca da empresa organizadora do concurso. Quando sair o Edital e, até mesmo, antes disso, você deve ler sobre a banca examinadora e resolver questões daquela banca. Inclusive é bom ler sobre os examinadores. Se um deles possui livro, provavelmente retirará alguma questão de seu livro. 

3 – ENGANAR-SE. Se você decide estudar para concurso, tem que saber que entrou em uma verdadeira guerra e que entrou pra ganhar. Então, você não pode continuar fazendo as mesmas coisas de antes. Saiba que, a partir de sua decisão, sua vida mudou. Esqueça televisão, barzinho, festinhas, baladas, amigos, etc. Durante um determinado tempo, você tem que focar nos estudos. Depois da aprovação, você tira o atraso. 

4 – Sair da Fila – Desistir de estudar porque foi reprovado em um concurso. Praticamente, ninguém passa em seus primeiros concursos. Tudo é preparação. Muitas vezes, nos Preparamos  por um ou dois anos para começarmos a passar.

5 – Estudar, apenas, o que gosta. Você não pode estudar só o que gosta. Inclusive, você deve dedicar uma parte maior do seu tempo pra estudar o que menos gosta, justamente, para equilibrar o conhecimento, pois, normalmente, não gostamos das matérias que não sabemos.

6 – Começar a prova pelas matérias mais difíceis ou na ordem que vem no caderno de provas. Você deve começar a prova pelas matérias mais fáceis ou que mais gostar, pois isso lhe dará confiança pra fazer o restante da prova.

7 – Decidir fazer um concurso de nível médio, por entender que será mais fácil, pelo nível da prova e pelo nível dos outros candidatos. Ledo engano, em concurso, normalmente, você concorre consigo mesmo e o objetivo é você conseguir se superar.

8 – Estudar sem planejamento. Você deve pegar o programa do concurso, dividir em itens, dividir a quantidade de itens pelo número de dias que faltam para a prova (mas deixando uns 10 dias para revisão). Nos estudos, além de ler legislação, doutrina, jurisprudência, deve fazer exercícios e simulados e, no final, um rápido resumo.

9 – Esquecer os documentos em casa, no dia da prova, ou confundir o local de prova, ou comparecer ao local de prova com roupas inadequadas, ou chegar atrasado, a ponto de ser impedida a sua entrada.

Você deve:

a) dias antes, visitar o local de prova;

b) No dia anterior, separar os documentos, conferi-los e reconferi-los;

c) Sair de casa com uma boa antecedência, pois lembre-se que o pneu do carro pode furar ou o ônibus/metrô pode quebrar.   

10 – Fazer cursinho e não estudar em casa, também. O cursinho é de extrema Importância, mas nada vale se você não rever a matéria em casa.