01 - Afinal, o que você quer?

13/01/2013 22:09

 

1

Primeiro, você deve decidir o que quer da vida.

2

Decidido, por exemplo, que quer estudar para concursos, você deve aprender como se dará este estudo.

3

Após decidir que quer estudar e aprender como o fará, você terá que determinar-se a cumprir seu objetivo.

4

Depois, você aprenderá como fazer resumos.

5

Após, você aprenderá o que deverá fazer com os resumos.

6

Por último, você aprenderá a fazer prova de concurso.

7                        

Após tudo isso, é só entrar na FILA e aguardar, ESTUDANDO, chegar a sua vez.

8 Veja um MAPA DIÁRIO DE ESTUDOS. 
9 Veja um  GRÁFICO SEMANAL DE ESTUDOS
10 Veja um GRÁFICO DE ESTUDOS PARA UM DETERMINADO CONCURSO
  Veja informações sobre o concurso do TJDFT  

CONCURSO  ABERTO PARA O TJDFT

APOSTILA PARA O CONCURSO DO TJDFT

 

 

Na prática, para começar a estudar, você deve se cercar de algumas observações e cautelas, pra não perder tempo, trabalhar de forma errada e ter retrabalho. Assim, observe estes pontos:

1 - Escolha o concurso a ser feito. Se você já possui nível superior, faça o concurso de nível superior, pois a concorrência será menor e você ganhará mais. 

2 - Comece a estudar antes do lançamento do Edital. Assim, você ganha tempo em relação aos outros concorrentes.

3 - Quando você focar em um determinado concurso, não se preocupe com os gastos, pois o estudo para concurso é investimento e, inclusive, o melhor investimento que você fará em sua vida. Portanto, antes mesmo do lançamento do Edital, mesmo que falte, apenas, um ou dois meses para isso acontecer, compre uma apostila do concurso anterior e, quando sair a nova apostila, despreze a antiga e adquira a nova (não fique com murrinhagem, não querendo gastar R$ 100,00 com a apostila antiga, pois o seu lucro de aprendizado antecipado, valerá muito mais que R$ 100,00). 

4 - Estudar através de livros ou apostilas? Opte pela apostila, desde que seja respeitada entre os professores de cursinhos e concurseiros, já que, caso opte por estudar através de livros, você pode perder muito tempo pra encontrar a matéria e, pela falta de experiência, pode ler muita coisa que não precisava e, com isso, fatalmente, não conseguirá concluir o programa do concurso.

Saiba que o ideal não é ler todo o conteúdo, apenas, uma ou duas vezes. Você deve lê-lo, no mínimo, 4 vezes. 

Experiência própria, acredite, se o edital já estiver lançado, NÃO DARÁ TEMPO DE LER TODO O CONTÉUDO, portanto, abandone tudo e pegue uma única apostila (a melhor) e, literalmente, deglute-a, pelo menos 4 vezes. Há um colega, que não é da área jurídica, e passou num concurso para o Senado, onde havia diversas matérias jurídicas e só havia uma vaga e, quando lhe foi indagado o que ele teria feito pra passar naquele concurso tão difícil e concorrido, ele disse que comprou uma apostila de ponta e a leu 5 vezes, de cabo a rabo. 

5 - Para aquelas hipóteses em que você não tem, ainda, um norte acerca de qual concurso fará, leia com afinco PORTUGUÊS, CONSTITUCIONAL e ADMINISTRATIVO, pois essas matérias caem, praticamente, em todos os concursos. Desta feita, quando vier o Edital, você já adiantou 3 matérias.  

6 - Publicado o Edital, dê uma parada nos estudos das matérias e atenha-se ao Edital. Leia e interprete o edital. Entenda as regras e vá para a prova sabendo todas as regras determinadas pelo Edital.

Já imaginou se você cometer o erro de deixar questões em branco em um concurso que o Edital não determina que questões erradas anulam questões certas?

7 - Siga os seguintes passos para deixar o estudo em ordem:

a) Divida o programa do concurso em itens, depois multiplique por 4. suponhamos que tenha dado 250 itens, que multiplicados por 4 = 1000;

b) Faça o cálculo de quantos dias faltam para o dia da prova, já descontados os 10 dias da revisão da matéria. Suponhamos que faltam 100 dias;

c) Divida 1000 itens por 100 dias = 10. Portanto, você terá que estudar, obrigatoriamente, 10 itens por dia. 

d) Suponhamos que você tenha 10 matérias. Para você estudar 10 matérias em um único dia, não fica muito legal, porquanto, acaba sendo muita coisa diversificada para estudar em um só dia. Portanto, divida essas matérias em dois grupos de cinco e estude 5 matérias por dia. 

e) Então, se você tem que estudar 10 itens por dia e são 5 matérias, você pode estudar 2 itens de cada matéria por dia.

f) Logicamente, você terá que revezar o estudo. Nos dias ímpares, as 5 primeiras matérias e, nos dias pares, as 5 últimas. 

g) Depois, você terá que aprender como será feito este estudo.  Veja o gráfico .

8 - Este mesmo raciocínio poderá ser utilizado, também, pra quem for estudar através de apostila.

a) Suponhamos que a apostila possua 250 páginas. Você deverá ler a apostila 4 vezes, portanto multiplique 250 por 4 = 1000;

b) Divida as 1000 páginas por 100 dias. Dará 10 páginas por dia.

c) Naquele raciocínio, Separe a apostila em dois grupos de 4 matérias e veja que, em cada dia você terá que ler 10 páginas. Então, você terá que ler 2 páginas de cada 1 das máterias do grupo de 5, nos dias ímpares e fazer o mesmo, no dia seguinte, em relação às outras 5 matérias.

d) Desta forma, no final de 25 dias, você terá lido as 250 páginas da apostila. Portanto você poderá repetir este processo mais outras 3 vezes, ou seja, no final de 100 dias, você já terá lido a apostila 4 vezes, o que quase garantirá sua aprovação no concurso.

e) Logicamente, você terá que, a cada leitura, refazer os exercícios e ir anotando suas performances, em cada bateria de exercício.

Obs. A apostila foi feita para você rabiscar a vontade, mas, quanto às questões, tente não violá-las, para não te atrapalhar nas outras fases de leitura.

 Veja o gráfico. 

9 - Logicamente, você deve creditar mais dias para aquelas matérias que possuam um peso maior, ou para aquelas que você sabe menos. Em suma, você tem que tentar equilibrar o conhecimento, para não cair naquele erro de acertar noventa por cento da prova e ser eliminado por não ter conseguido o mínimo em uma matéria ou em um grupo, caso o Edital assim o exija. 

Suponhamos que a apostila tenha 250 páginas. Você multiplica estas 250 páginas por 4

10 - Uma dica de suma importância é a de que você não poderá protelar o início dos estudos.

Quando você pensar em estudar e em planejar o estudo, o primeiro ponto é começar já, depois que começar, você poderá ir fazendo o planejamento concomitante. Digo isso porquanto há pessoas que ficam planejando o que tem que ser feito a vida toda e não sai do planejamento. Isso acontece muito com quem quer entrar em forma, oportunidade em que fala: no ano que vem eu vou começar uma academia; Eu vou isso, eu vou aquilo e se enche de promessas. Por que não começa já?

Há pessoas que são mestras em dar desculpas para não estudar. Veja algumas:

a) Eu tenho que me preparar para começar a estudar - Comece já, o ânimo, a dedicação e o entusiasmo virão rápido, desde que você Inicie o trabalho.

b) Quando eu terminar a faculdade, vou estudar pra concurso - Por que não começa já?

c) Ah eu não posso estudar por causa do meu filho, que é muito novo, ainda, e precisa muito de mim - Você tem que pensar, justamente, o contrário. Agora, que tive um filho, eu tenho que dar um jeito na minha vida e passar num concurso, pois o futuro do meu filho depende da minha estabilidade, vale dizer, se eu tiver melhores condições, darei uma melhor educação para ele.

d) Vou sair do emprego, só para estudar - Não faça isso, otimize seu tempo e estude.

Enfim, são inúmeras as desculpas para não estudar.

11 - Constitua blocos de fichas (resumos) para revisar a matéria. Neste caso, você deve fazer uma ou duas fichas por dia (fichas bem curtas, de uma ou duas folhas. Uma de cada assunto. Elas são feitas após o estudo). Você deve ir colocando uma ficha sobre a outra, independentemente da matéria. O objetivo é misturar os assuntos mesmo, justamente, para formar um bloco de 50 fichas de todas as matéria. Assim, quando da revisão não haverá cansaço em ler uma só matéria.

12 - Na hora da prova:

a) Concentre-se, faça uma rápida oração, peça ajuda a Deus e comece a prova pelas matérias que você tiver mais facilidade (que gosta mais).

b) Quando contar 1/5 do horário da prova (numa prova de 5 horas, 1 hora), veja se já conseguiu fazer mais de 20% da prova. Isso é importante saber, pois, se você, neste prazo tiver feito menos que 22% da prova, tá mal, já que, pelos cálculos, não conseguirá fazer 100% da prova e preencher o gabarito. Saiba que as primeiras questões você as fará mais rápido, tanto pelo fato de encontrar-se mais descansado, quanto pelo fato de estar fazendo questões que gosta. Então, é aqui que você vai acelerar ou pisar no freio.

c) Mentalize que não vale a pena correr para terminar a prova muito rápido, porquanto esta atitude poderá levá-lo a perder uma ou outra questão, por pressa. Se você demorou meses ou anos estudando para o concurso, não tenha pressa a ponto de sair da prova muito antes do tempo. Eu tenho um colega que era assim e conseguiu passar em um bom concurso, mas poderia ter passado antes, só não conseguiu porque saia da prova umas 2 horas antes do término. Parece que a disputa dele era em saber quem conseguia sair mais rápido da sala. Quando ele entendeu que a disputa não era esta, passou. 

d) Utilize os conhecimentos que adquiriu ao ler o edital do concurso, isto é, se poderá ou não deixar questões em branco etc.

e) Se for questão de múltipla escolha, no final, quando já não haverá mais questões que você saberia o gabarito, se for jogar, jogue na alternativa que menos ocorreu nas questões respondidas com maior certeza de acerto, pois a tendência é a de o número de alternativas se assemelharem. 

f) Se for V ou F, após responder todas as que sabe ou acha que sabe, se for jogar, tente iguar o número de V e F. 

 

Veja o gráfico semanal de estudos.

 

Veja informações sobre o concurso do TJDFT